A fibra alimentar consumida atravessa o intestino grosso. Lá, ela sofre fermentação total ou parcial causada pelas bactérias intestinais. Em consequência disso, são gerados subprodutos, são eles: ácidos gordos de cadeia curta e gases.
Os ácidos gordos de cadeia curta produzidos durante a fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon. O aumento de energia dessas células melhoram a função intestinal.
A limpeza do intestino é proveniente do efeito combinado da fermentação e seus subprodutos gerados.
A fibra alimentar, particularmente a fibra insolúvel (encontrada nas frutas cítricas e em frutas com casca em geral), constituem e aumentam o peso das fezes e reduzem o tempo de trânsito intestinal. Esse efeito é ainda maior se o consumo de fibra for acompanhado por um aumento da ingestão de água, pois a fibra hidratada passa pelas vilosidades intestinais removendo possíveis fragmentos acumulados nessas regiões. Assim, a fibra alimentar pode reduzir o risco de doenças e outras perturbações, tais como a doença diverticular ou hemorróidas, causadas por inflamações decorridas desses acúmulos.
Food Today. Fibra Alimentar: Qual o seu papel numa alimentação saudável?. Disponível em: <http://www.eufic.org/article/pt/artid/Fibra-Alimentar-Qual-seu-papel-numa-alimentacao-saudavel/>. Acesso em: 29 de junho de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário