terça-feira, 26 de maio de 2015

Introdução


As frutas são alimentos de alta qualidade que têm sintonia direta com o organismo, seja limpando-o das toxinas, estimulando o apetite, purificando o sangue, criando resistência às doenças e infecções e até contribuindo no crescimento.
As frutas são compostas de uma forma geral por vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras, sais minerais, fermentos, água, lipídios e elementos escoriáceos (celulose), que são os nutrientes mais comuns.

Cada nutriente possui uma função no corpo:
Carboidrato – fornecer energia.

Celulose (que é um carboidrato) - fornecer massa e material para certos processos regulatórios, como a eliminação de resíduos através dos intestinos.

Proteínas - fornecer elementos para a formação e crescimento do corpo (músculos, pele e ossos), reparar os tecidos dos desgastes contínuos e fornecer o material para a formação de substâncias de que o organismo necessita.

Fibras - estimular a digestão nos intestinos e esôfago a partir dos movimentos peristálticos e ajudar na absorção da vitamina D.

Lipídios - substâncias de reserva que desempenham importante papel termogênico.

Água - estabiliza a temperatura do corpo, leva nutrientes para as células e os produtos de excreção para longe delas e é necessária para o funcionamento celular.

Vitaminas - Regular reações químicas dentro do corpo sendo importante no processo de transformação dos alimentos em energia.

Minerais - Essenciais à manutenção de várias funções de grande importância fisiológica como na contração muscular, na função dos nervos, na coagulação sanguínea, nos processos digestivos, no equilíbrio ácidobásico, no transporte de oxigênio, entre outros.

Referências:
<http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n4/27658> acesso em: 25 de mai. 2015
<http://www.hortibrasil.org.br/fotonov/080403/tabnutri.htm> acesso em: 25 de mai. 2015
ALMEIDA, M. Valor Nutricional das Frutas. <http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/nutricao.htm;> acesso em: 25 de mai. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário