quarta-feira, 27 de maio de 2015

Desenvolvimento das frutas

A formação da fruta ocorre em quatro fases sendo elas a floração, fecundação e o crescimento, e termina com a maturação. Na fase de crescimento ocorre a multiplicação celular que formará a maior parte da fruta e alongamento celular que irá absorver água e nutrientes. O aumento do tamanho e volume ocorre fundamentalmente devido ao acúmulo de água. Em frutas com caroço, como pêssego e ameixa, o crescimento pode parar nessa fase e ser substituído pelo desenvolvimento do caroço. 
        Na fase de maturação ocorrem vários processos bioquímicos como a diminuição da acidez e a liberação de etileno, entre outros, que tornarão a fruta palatável e pronta para o consumo. O etileno é responsável por três reações simultâneas de extrema importância no amadurecimento, que são a oxidação de lipídios, a quebra das ligações de amido e a quebra das moléculas de clorofila. A oxidação de lipídios rompe parte das fibras do fruto e o torna macio. A quebra das ligações de amido forma açúcar que torna a fruta doce. Já a quebra das moléculas de clorofila, confere ao fruto a cor vermelha, laranja ou amarela, que indicam visualmente a maturidade da fruta.
          Sabendo desse papel fundamental do etileno na maturação do fruto, podemos usar de técnicas para acelerar esse processo como embalar a fruta em um jornal ou colocá-la em um recipiente fechado que fará com que o etileno fique retido próximo à fruta e assim reaja por mais tempo, ou ainda, deixar a fruta exposta ao calor, pois este aumentará a catálise das reações.
                 Referências:
MENDES, P. A química por detrás do amadurecimento da fruta. Departamento de Química – Universidade de Évora, Portugal. Disponível em: <http://home.uevora.pt/~ueline/quimica_para_todos/a_quimica_por_detras_do_amadurecimento_da_fruta.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2015.
<http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/livros/fundamentos-fruticultura/6.5.htm> Acesso em: 25 mai. 2015.
<http://jornalbioquimicap.blogspot.com.br/2013/06/a-tecnologia-bioquimica-e-maturacao-dos.html> Acesso em: 25 mai. 2015.
<http://www.mundoeducacao.com/quimica/etileno-amadurecimento-frutas.htm> Acesso em: 25 mai. 2015.


terça-feira, 26 de maio de 2015

Introdução


As frutas são alimentos de alta qualidade que têm sintonia direta com o organismo, seja limpando-o das toxinas, estimulando o apetite, purificando o sangue, criando resistência às doenças e infecções e até contribuindo no crescimento.
As frutas são compostas de uma forma geral por vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras, sais minerais, fermentos, água, lipídios e elementos escoriáceos (celulose), que são os nutrientes mais comuns.

Cada nutriente possui uma função no corpo:
Carboidrato – fornecer energia.

Celulose (que é um carboidrato) - fornecer massa e material para certos processos regulatórios, como a eliminação de resíduos através dos intestinos.

Proteínas - fornecer elementos para a formação e crescimento do corpo (músculos, pele e ossos), reparar os tecidos dos desgastes contínuos e fornecer o material para a formação de substâncias de que o organismo necessita.

Fibras - estimular a digestão nos intestinos e esôfago a partir dos movimentos peristálticos e ajudar na absorção da vitamina D.

Lipídios - substâncias de reserva que desempenham importante papel termogênico.

Água - estabiliza a temperatura do corpo, leva nutrientes para as células e os produtos de excreção para longe delas e é necessária para o funcionamento celular.

Vitaminas - Regular reações químicas dentro do corpo sendo importante no processo de transformação dos alimentos em energia.

Minerais - Essenciais à manutenção de várias funções de grande importância fisiológica como na contração muscular, na função dos nervos, na coagulação sanguínea, nos processos digestivos, no equilíbrio ácidobásico, no transporte de oxigênio, entre outros.

Referências:
<http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n4/27658> acesso em: 25 de mai. 2015
<http://www.hortibrasil.org.br/fotonov/080403/tabnutri.htm> acesso em: 25 de mai. 2015
ALMEIDA, M. Valor Nutricional das Frutas. <http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/nutricao.htm;> acesso em: 25 de mai. 2015

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Quem somos nós?

Olá, 

Somos alunos de Bioquímica Fundamental da UnB no período 2015/1, matéria ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Hermes Lima. Esse blog é parte de um seminário cobrado na disciplina, sendo que o seu resultado valerá nota. 

O nosso intuito com o blog é esclarecer de forma clara e de fácil acesso para a comunidade geral e a quem interessar as funções bioquímicas das frutas e dos seus componentes, a ação das frutas no metabolismo, o consumo diário recomendado, as características químicas gerais das frutas, propriedades vitamínicas e as implicações na saúde com o consumo destas por meio da revisão de estudos e artigos acadêmicos sobre o assunto.

Esperamos que o nosso trabalho seja esclarecedor e venha a ajudar no maior entendimento sobre esses alimentos tão presentes e importantes na nossa alimentação.